Dor na coluna

Home / Temas médicos / Dor na coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Exames
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O que é tomografia computadorizada?

É uma técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" dos objetos analisados, sendo comum o seu uso, atualmente, em medicina. Derivada do termo "tomos", partes e "grafen" registro.

É uma técnica rápida, simples e totalmente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios X que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo.


Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.

Tomografia e Coluna Vertebral

A história dos exames de imagem pode ser dividida em antes e depois da tomografia. Criada na década de 70, ela foi o primeiro exame capaz de flagrar detalhes da anatomia dos órgãos em funcionamento. Antes dela as imagens captadas pelas radiografias tradicionais eram borradas e disformes. Além disso, os tomógrafos de ultima geração registram o organismo numa velocidade impressionante – 192 quadros por segundo. Os primeiros aparelhos faziam uma imagem a cada minuto. Na tomografia, feixes de raio X, vindos de todas as direções, cruzam o corpo do paciente. As imagens criadas por eles são lidas por computadores e transformadas em desenhos coloridos tridimensionais.

A tomografia computadorizada é um exame útil para avaliação das patologias da coluna vertebral, principalmente, aquelas que comprometem as estruturas ósseas da coluna vertebral.

 

Como funciona a Tomografia Computadorizada?

Você simplesmente deita-se numa confortável mesa de exame que, muito lenta e suavemente, vai passando através de uma abertura na unidade de TC. Ao mesmo tempo, o anel de raios X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, tomando fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões. Deste modo, a TC pode cobrir extensas seções do corpo num só exame. Normalmente, uma ou duas áreas de um órgão são examinadas, como, por exemplo, o pulmão e a região abdominal, a cabeça e o pescoço etc. Os parâmetros adquiridos através das medições podem ser traduzidos em fotografias. Estas são imagens transversais de planos extremamente finos do interior de seu corpo. Portanto, em muitos casos, mesmo o mais minúsculo processo patológico pode ser identificado.

O que ocorre após o exame?

O radiologista usará as imagens obtidas durante o exame com a TC, para efetuar o diagnóstico e emitir um laudo.

 

 

 

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento que realiza o exame trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar jóias e maquilagem, entre outros.

 O exame de Ressonância magnética, também é chamado de Ressonância Nuclear Magnética”.
Ressonância magnética e coluna vertebral
A ressonância magnética é um dos exames mais precisos para o diagnóstico das principais doenças da coluna. Permite diagnóstico preciso da hérnia de disco tumores, infecções e muitas outras doenças.
 
 
 
 
Procedimentos comuns para realização da ressonância
Cada clínica e hospital dispõem de seus próprios procedimentos, entretanto, todos os exames de RM têm características comuns:
  • Pede-se que você use roupas confortáveis, sem botões metálicos ou zíper, pois objetos metálicos afetam a qualidade das imagens. Em alguns casos, você será orientado para trocar sua roupa por um avental hospitalar.
  • Pede-se que você retire qualquer jóia, maquilagem, prótese metálica ou cartões magnéticos.
  • Você deverá informar, ao médico ou técnico que opera o equipamento, se usa marcapasso, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico, válvula cardíaca artificial, grampo de aneurisma ou se já foi ferido durante o serviço militar ou se já trabalhou diretamente em contato com metais. Qualquer peça metálica no corpo pode causar desconforto ou lesão quando em contato com o forte campo magnético do equipamento.
  • Informe também ao seu médico se você estiver grávida.
Os preparativos do exame 
Alguns exames de Ressonância Magnética (RM) exigem a administração de um contraste - um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos. Depois do exame, o contraste será eliminado do seu corpo através da urina.
Um especialista o colocará na posição adequada na mesa de RM e um dispositivo chamado de Bobina de RF será colocado ao lado ou em volta da área de interesse do exame, como, por exemplo, o ombro, cabeça ou joelho. Esta bobina é usada para receber as imagens do seu corpo. A seguir, o operador vai colocá-lo dentro do magneto, movimentando a mesa para dentro. Este magneto contém um altíssimo campo magnético que ajuda a produzir as imagens do exame.
 
 
Durante o exame
A mesa da RM na qual você está deitado deslizará suavemente para dentro do magneto, onde permanecerá durante todo o exame. O técnico sairá da sala, mas ficará em constante contato com você através de um aparelho de comunicação interna. Relaxe e permaneça o mais imóvel possível. Em caso de qualquer desconforto haverá uma campainha para você fazer contato com a equipe.
As imagens captadas através da RM variam de acordo com o exame. Cada parte do exame de RM pode durar até 10 minutos e a duração do exame completo pode levar de 15 a 40 minutos. Durante este período dúzias de imagens são produzidas.
Durante o exame você ouvirá um barulho parecido com batidas em intervalos regulares. Isto significa que as imagens estão sendo tomadas e principalmente durante o barulho você deverá permanecer bem imóvel. Geralmente, antes do início do exame, o técnico lhe dará protetores para o ouvido ou um fone especial para reduzir o barulho. Em alguns equipamentos é possível até mesmo tocar sua musica predileta para ouvir durante o exame.
Quando acabar o exame, as imagens da RM serão revistas, seja em filme ou em um monitor, pelo radiologista, que então emitirá um laudo.
Como se preparar?
Geralmente, a maioria dos hospitais entrega ao paciente um questionário que deverá ser preenchido antes do exame. É muito importante que isto seja feito com a maior precisão possível. Na maioria das vezes, será preenchido junto com o seu médico ou especialista.
A necessidade de precisão nas respostas é vital, porque existem vários aspectos do seu corpo que podem impossibilitá-lo de realizar o exame de RM, como, por exemplo, implantes de cirurgias prévias, placas de metal, marcapasso etc. Após o questionário, você pode discutir todo o procedimento do exame com o técnico e mais uma vez confirmar todas as informações do formulário.
Para se fazer um exame de RM é necessária pouca preparação. Evitar comer e beber aproximadamente 4 horas antes será útil se você for fazer o exame na região abdominal ou pélvica. Também é aconselhável ir ao banheiro antes, para que não haja a necessidade de interromper o exame.
Não é preciso interromper qualquer medicação que tenha sido prescrita anteriormente. Sempre é útil fornecer qualquer exame diagnóstico prévio (por exemplo, tomografias computadorizadas (CT), exames de ressonâncias magnéticas anteriores, ultra-som, radiografias, etc).
Se desejar pode trazer um membro da família ou amigo para acompanhar o exame. Entretanto, ambos não poderão entrar na sala de exame carregando objetos de metal.
O ponto principal nos preparativos para um exame de RM é não se preocupar. Ele dura pouco tempo, é indolor e é um excelente método diagnóstico.
Ressonância Magnética para Crianças
Em primeiro lugar, o que o equipamento faz e por que precisamos dele?
 O equipamento de ressonância magnética é uma máquina que ajuda os médicos a tirar fotos de todas as partes do seu corpo. Aponta onde e como estão todas as coisas dentro de você e permite ter certeza que você está forte e saudável. E o mais importante, não dói nem faz mal. O exame é muito rápido e tira fotos do seu corpo, por exemplo: sua cabeça, seus joelhos, pernas e também seus órgãos internos, como de seu coração e pulmões. Portanto, é uma ótima maneira de ver se está tudo bem com seu corpo!
Como funciona?
Normalmente a máquina de Ressonância Magnética é parecida com um grande biscoito branco furado no meio. Ligada a ela está uma mesa que pode mover-se para cima e para baixo, para frente e para trás, entrando em um pequeno túnel iluminado. A mesa desliza por ali como uma espaçonave. E quando entrarmos na sala de exame, você ira se deitar na mesa e aí você vai deslizar para dentro do túnel e o exame vai começar.
Em volta do túnel há um grande ímã, que torna possível tirar as fotos. Este ímã vai enviar uma mensagem para os seus órgãos internos, e eles enviarão uma mensagem de volta. O computador, do lado de fora da sala, lê e interpreta esta mensagem e a transforma em uma fotografia. Ao final do exame teremos uma extraordinária foto de seu corpo!
 O que vai acontecer durante o exame?
Enquanto você está sobre a mesa, este grande biscoito branco irá fazer barulhos engraçados, mas não se assuste, o barulho está apenas indicando que a máquina está funcionando bem. Enquanto ele estiver fazendo estes barulhos, é porque está ocupado enviando e recebendo informações emitidas pelo seu corpo.
O exame leva cerca de 20 minutos e você tem de ficar absolutamente imóvel. Se você se mexer, a fotografia não sairá boa e é importante tirar a melhor fotografia possível. Todas as informações que chegam de seu corpo são enviadas ao computador. Quando a informação chega é transformada em uma fotografia e aparece na tela do meu computador. Assim, os médicos poderão examinar o seu corpo e explicar para você tudo o que está ocorrendo.
 
Fonte: Siemens/Veja/Vértebra Med e Reab da Coluna
Ressonância Magnética
Atualizado em 14/01/2009
Dr. Jefferson Soares Leal
PET CT
 
 
O que é PET/CT?
 
O PET/CT é um equipamento que une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT). O equipamento sobrepõe as imagens metabólicas (PET) às imagens anatômicas (CT), produzindo assim um terceiro tipo de imagem.
 
   
 
Os exames PET (Tomografia por emissão de pósitrons) e CT (Tomografia computadorizada) são ambos ferramentas padrões de imagens que médicos utilizam para identificar estados de doenças no corpo. Um exame PET demonstra a função biológica do corpo antes que mudanças anatômicas ocorram, enquanto que o exame CT fornece informações sobre características da anatomia do corpo como: tamanho, formato e localização. Pela combinação destas duas tecnologias de exames, um exame PET-CT permite que médicos diagnostiquem e identifiquem com mais precisão o câncer, doenças do coração e desordens do cérebro.
 
Qual sua aplicação à coluna vertebral?
 
Sem dúvida é a detecção precoce de tumores da coluna em estágios bem iniciais. Mas sua indicação é mais abrangente para o organismo em geral.
 
.
 
A detecção de doenças em estágios muito iniciais sempre esteve entre os principais desafios da medicina. Um dos maiores saltos nessa direção se deu recentemente, com a introdução da tomografia por emissão de pósitrons, cuja sigla em inglês é PET. Desde que chegou aos hospitais de ponta, no inicio dos anos 2000, o exame revolucionou o diagnóstico de distúrbios cardiovasculares, doença de Alzheimer e câncer, principalmente. O PET detecta alterações fisiológicas de forma inédita: em vez de rastrear doenças pela anatomia de um órgão, analisa o seu funcionamento ao nível celular. Em outras palavras, ele é capaz de diferenciar tecidos doentes dos sadios por meio do comportamento das células. Isso é feito por uma injeção de glicose no paciente, marcada com flúor radioativo que emite um elétron positivo, o pósitron. Quando há tumores, por exemplo, a substância concentra-se mais no seu interior.
 
Uma das grandes apostas da medicina para o aperfeiçoamento dos exames com PET são os marcadores moleculares. O objetivo é que o PET possa vir a reconhecer um tumor enquanto ele ainda está na fase molecular – ou seja, muito menor do que no nível celular. 
 
Além de detectar a presença de tumores milimétricos, o PET determina a existência de metástase e qual a sua extensão. Isso é muito importante na avaliação dos tumores da coluna vertebral, já que a coluna é um dos principias locais de disseminação da maioria dos tumores de outras regiões. Pode revelar ainda de que forma o câncer responde aos tratamentos quimioterápicos. O PET apresenta também utilidade nos campos da neurologia, gastroenterologia e cardiologia.
 
Fonte: Siemens/Veja/Vértebra Med e Reab da Coluna
PET/CT
Atualizado em 14/01/2009
Dr. Jefferson Soares Leal

DISCOGRAFIA

 
É um exame invasivo que pode ser útil no diagnóstico da dor cervical ou lombar discogênica. O exame consiste na injeção de um pequeno volume contraste radiológico em um disco com sinais de degeneração. A resposta à injeção do contraste (dolorosa ou indolor) é mais importante que a imagem desenhada pelo contraste documentada pela radiografia. Como nem todo disco degenerado causa de dor na coluna, trata-se de um exame potencialmente capaz de diferenciar um disco degenerado doloroso de um indolor. A realização da discografia requer um profissional habituado com a técnica. É um procedimento com componentes múltiplos, necessitando-se experiência considerável, pela possibilidade de ocorrência de limitadas, mas dramáticas complicações. A indicação da discografia é restrita à confirmação da dor discogênica em um ou mais níveis, com base na história, no exame clínico e na reprodução da dor do paciente (dor concordante). A discografia nunca deve ser indicada para procurar alguma patologia operável em um paciente sem um quadro clínico claro.
 
A discografia provocativa lombar tem sido utilizada para o diagnóstico da dor lombar discogênica- dor nas costas que têm origem no disco intervertebral. O exame consiste na injeção de um contraste radiológico no interior do disco feita sob anestesia local e com o uso da radioscopia. Antes do aparecimento da tomografia computadorizada e da ressonância magnética, esse exame era utilizado como um método de imagem para o diagnóstico das lesões discais (fissuras do ânulo fibroso, hérnia de disco). Atualmente, a observação do tipo de resposta com relação a dor à injeção de contraste radiológico no interior do disco tem mais valor que a imagem formada (Fig discografia imagem lesão), pois os exames de imagem (ressonância ou tomografia) podem ser capazes de mostrar uma lesão, mas não permitem dizer se tal lesão é sintomática ou não. A discografia provocativa é um exame que objetiva dizer se uma lesão observada em um exame de imagem é provavelmente a causa da dor do paciente. Então, se um paciente tem sua dor habitual reproduzida pela injeção do contraste, presume-se que aquele disco seja o foco da dor, pois sabe-se que, quando há atividade dolorosa em um disco, a injeção de contraste reproduz a dor, o que não ocorre com o disco assintomático.
 
A dor lombar pode ter sua origem em outras estruturas da coluna vertebral, como por exemplo, as facetas ou a articulação sacroilíaca. O teste provocativo das facetas articulares ou das articulações sacroilíacas tem como objetivo avaliar as facetas articulares ou articulações sacroilíacas como possíveis locais da dor lombar. Semelhante à discografia, o teste consiste na injeção de contraste radiológico nessas estruturas. Se a dor habitual do paciente é reproduzida em uma estrutura dessas estruturas, presume-se que este local seja a origem da dor.
 
DISCOGRAFIA
Por Dr. Jefferson Soares Leal
14/01/2009
 

 

 

 


O que ocorre durante o exame?

Durante o exame, você é atendido por uma equipe especializada em TC, com a qual permanecerá em contato visual e vocal constante. Ë necessário que você relaxe, ficando imóvel na mesa de exame, e siga as instruções da equipe de TC. Os exames duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada.

As exposições aos raios X, na realidade, levam apenas alguns segundos. Considerando que, como pode ser visto nas ilustrações o tomógrafo possui abertura bem ampla, você não sentirá incomodo de espécie alguma.

Por que às vezes é usado um meio de contraste?

Em certos exames pode se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso.

Quando da injeção do contraste, você poderá sentir uma sensação de calor que logo desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Favor consultar seu médico antes, a respeito de possíveis alergias, e comunicar à equipe de TC um possível enjôo durante o exame.

Como você pode ajudar?

Para bons resultados, sua cooperação é necessária. Favor falar com seu médico, que lhe dará informações detalhadas de como se preparar para o exame.

Algumas sugestões úteis.

• Manter-se imóvel durante o exame.
• Para exames com meios de contraste, beba uma quantidade suficiente de líquido uma ou duas horas antes do exame.
• Para exames da área do pescoço, favor evitar engolir durante o exame.
• Em exames da cabeça e do pescoço, favor remover todas as jóias, grampos, óculos, aparelhos auditivos e dentaduras.
• Para exames abdominais e exames torácicos, siga as instruções (como, por exemplo, suspender a respiração por cerca de 15 a 20 segundos para que as imagens saiam bem nítidas).
Se possuir exames anteriores, traga-os no dia do exame.

O que mais você precisa saber?

A radiação em exames de TC é mínima devido à moderna tecnologia e breve duração do exame. No entanto, favor informar seu médico caso esteja grávida.

Fonte: Siemens/Veja/Vértebra Med e Reab da Coluna
Tomografia computadorizada
Atualizado 14/01/2009
Dr. Jefferson Soares Leal
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.