Cirurgia Minimamente invasiva

Home / Avanços recentes / Cirurgia Minimamente invasiva

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Neurolise lombar por radiofrequência
O que é neurolise lombar?

É a lise de um nervo espinhal ou de uma parte de seus componentes (raízes, ramos ou ramo de ramos) por um agente neurolítico. O agente neurolítico pode ser mecânico (por exemplo, bisturi), químico (por exemplo, álcool absoluto ou fenol 5%) ou físico (por exemplo, calor produzido por ondas de radiofreqüência). A neurolise por radiofreqüência é uma técnica cirúrgica realizada sob anestesia local utilizada para o tratamento da dor na coluna que tem origem no na articulação zigoapofisária. Literalmente, neurolise é a secção, destruição ou ruptura de um nervo. Porém, a secção intencional completa de um nervo raramente é indicada devido às limitações que podem resultar. Assim, na cirurgia da coluna, quando se diz neurolise, em geral, significa secção seletiva de parte dos elementos que compõe um nervo. Na maioria das vezes, busca-se a interrupção dos ramos que contém as fibras que cortam a condução o estímulo doloroso.
Assim, a neurolise lombar é seletiva para o ramo medial do ramo dorsal do nervo espinal (RMRD) que conduz o estímulo doloroso originado na articulação zigoapofisária (Fig. Ramo medial do ramo do ramo dorsal).
 
 


Na neurolise lombar por radiofreqüência (NLRF), a lise do tecido nervoso é conseguida pelo calor produzido pelas ondas de radiofreqüência emitidas da ponta de um eletrodo posicionado no trajeto anatômico do ramo medial do ramo dorsal do nervo espinhal lombar abordado.
Sua melhor indicação encontra-se no tratamento da síndrome facetária em pacientes idosos que não respondem às medidas conservadoras.
A neurolise pode ser chamada de radiculotomia ou rizotomia.

O que são articulações zigoapofisárias?

São as articulações da parte de trás da coluna vertebral. A coluna vertebral é formada pela união de várias vértebras. Uma vértebra articula-se com outra basicamente através de três articulações sendo uma na frente (o disco intervertebral) e duas atrás (as articulações zigoapofisárias). A Fig. Segmento vertebral ilustra as articulações que formam o segmento vertebral (disco e articulações zigoapofisárias).
 
 


 
 
O que é síndrome facetária?

É a dor nas costas que tem origem nas articulações zigoapofisárias.

Por que ocorre a dor facetária?

A dor da síndrome facetária, em geral, aparece quando há irritação da A-ZA. A maior causa dessa irritação é o desgaste das cartilagens que revestem os ossos dessas articulações (artrose).  Essas articulações sofrem um processo natural de desgaste que normalmente não causa dor. Alguns pesquisadores acreditam que a sobrecarga dessas articulações acelera o desgaste e causa dor. Uma alteração do disco intervertebral pode levar a sobrecarga das articulações ZAs. Os ramos mediais do ramo dorsal são ramificações nervosas que detectam o estimulo doloroso proveniente dessas articulações irritadas (Fig. Segmento normal, Fig. Segmento degenerado).
 
       
   


Como a neurolise é realizada?

No centro cirúrgico, com anestesia local, sedação e sob monitorização radioscópica. A monitorização radioscópica permite que o eletrodo seja posicionado corretamente na coluna vertebral através de imagens radiográficas dinâmicas mostradas em um monitor de imagens (Fig. Neurolise , Fig.  Radiofreqüência).
 
 
   
 

Um eletrodo emissor de ondas de radiofreqüência (RF) é inserido no trajeto do RMRD. O calor produzido pelas ondas de RF promove a lise do nervo condutor do estímulo doloroso. A neurolise pode ser feita em um ou mais ramos sintomáticos (Fig. Neurolise múltipla).

 


O procedimento total dura em média 30 minutos. A alta hospitalar é no mesmo dia.

Como a neurolise trata a dor da síndrome facetária?

O mecanismo de ação é a interrupção da condução do estímulo doloroso através do ramo medial do ramo dorsal do nervo espinhal que tem origem na articulação zigoapofisária.

Quais as vantagens da neurolise sobre a cirurgia convencional?

·        Menor incisão cirúrgica
·        Anestesia local
·        Menor duração
·        Alta no mesmo dia
·         Menor risco

Toda pessoa com dor na coluna pode se beneficiar da neurolise?
Não. Apenas pessoas com dor facetária podem se beneficiar com este método de tratamento. Um teste preditivo de sucesso é a realização do bloqueio anestésico do ramo medial do ramo dorsal antes da neurolise. Se os sintomas desaparecem ou melhoram em mais de 80%, a probabilidade de melhora com a neurolise é muito grande.

Qual a eficácia do método?

·        80% dos pacientes obtém pelo menos 60% de alívio na dor
·        60% obtém alívio de pelo menos 80% da dor.

A melhora em alguns pacientes pode perdurar por 6 a 12 meses, pois em alguns casos o ramo medial pode se regenerar. Se houver regeneração do nervo, pode haver recrudescimento da dor. Neste caso, novo procedimento pode ser realizado. Relatos de bons resultados têm sido relatados com procedimentos repetidos.

Há algum risco?

Nenhuma complicação foi relatada com a utilização da técnica preconizada pela International Spine Intervention Society (ISIS) até o presente momento.

Como é a recuperação deste tipo de procedimento?

·        Alta no mesmo dia
·        Liberado assentar e andar no mesmo dia do procedimento
·        Retorno às atividades de antes do procedimento após 24 horas

Neurolise lombar por radiofrequência
Dr. Jefferson Soares Leal
26/03/2009
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.