Cirurgia Minimamente invasiva

Home / Avanços recentes / Cirurgia Minimamente invasiva

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Cifoplastia
O que é cifoplastia?

A cifoplastia percutânea é um procedimento minimamente invasivo utilizado como uma alternativa na falha no tratamento conservador da fratura por osteoporose. A cifoplastia objetiva restaurar o tamanho da vértebra achatada. Um balão inflável posicionado no interior da vértebra reconstitui a altura do corpo vertebral e a cavidade criada pelo balão inflado é preenchida com cimento ósseo.
 
 
       
 

Difere da vertebroplastia onde o cimento é injetado na porosidade da vértebra sem a reconstituição da altura da vértebra. O cimento (polimetilmetacrilato) é injetado na forma viscosa e em aproximadamente 10-15 minutos sofre um processo de endurecimento que confere resistência imediata à vértebra fraturada. O procedimento é realizado por uma pequena incisão na pele sob anestesia local e leve sedação.
 
 


O cimento é injetado dentro do corpo vertebral por uma cânula especifica colocada através da pele. Antes de endurecer, o cimento enche o espaço dentro da estrutura óssea destruída, fortalecendo e estabilizando a vértebra
O cimento usado para este procedimento tem sido usado com segurança em muitas aplicações ortopédicas por mais de 25 anos. As reações adversas ao cimento são raras. Pode ser tratada mais de uma vértebra em um único procedimento. Os pacientes normalmente experimentam alivio significante da dor e melhora nas funções após este procedimento.
Este tratamento é específico para dor associada à fratura de compressão da vértebra, e não pode ser usado para tratar dor de compressão do nervo ou medula espinhal.

O que é fratura por osteoporose?

É o achatamento, colapso ou acunhamento de uma ou mais vértebras que formam a coluna vertebral. A fratura é decorrente da perda da resistência do osso para suportar o próprio peso que pode ocorrer espontaneamente ou após um trauma trivial. Depende mais do enfraquecimento da estrutura interna do osso do que propriamente do trauma.
 
 
 

A vértebra fraturada, em geral, consolida-se em três meses. Neste período, qualquer movimento da coluna provoca dor. Para minimizar a dor o paciente deve fazer repouso relativo, usar um imobilizador-colete local (Fig. Colete de Jewett), usar medicação sintomática de acordo com os critérios médicos definidos para cada paciente e iniciar o tratamento da causa básica que é a osteoporose.
 


Na maioria dos casos, a fratura consolida e a dor desaparece, em outros o osso não estabiliza e continua a se colabar causando dor persistente e deformidades. Para muitos pacientes, esta dor limita severamente as atividades diárias e reduz a sua qualidade de vida.


O que é osteoporose?

Osteoporose é a principal causa de fraturas por compressão, é uma perda progressiva da massa óssea, levando ao enfraquecimento do mesmo. O Nome osteoporose vem do aspecto poroso do osso com osteoporose (Fig. Vértebra osteoporótica). É freqüentemente encontrado em mulheres depois da menopausa, e em homens a medida que eles envelhecem. A osteoporose também pode ser causada por certos medicamentos ou doenças.
 
 


O principal problema da osteoporose é o risco de fraturas. A fratura mais freqüente da osteoporose é a fratura da coluna vertebral (Fig. Fraturas por osteoporose).
 
 
 

Diferente das fraturas dos ossos longos, a fratura por osteoporose da coluna vertebral ocorre de forma mais sutil, às vezes, até imperceptível pelo próprio paciente. A vértebra ao invés de quebrar com separação dos fragmentos ósseos, ela se achata devido as microfraturas que ocorrem uma após a outra. Assim, a osteoporose pode se manifestar como um desconforto persistente ou uma dor leve contínua na coluna por muitos anos. O paciente também pode notar que após certa idade que sua altura está ficando menor e está mais curvado (Fig. Redução da estatura e osteoporose).
 
 
 

 
 
A fratura por osteoporose pode evoluir com achatamento progressivo e causar a cifose osteoporótica
 
 
       
 

                                  

Entretanto, a fratura por osteoporose pode provocar dor forte na coluna, mas em geral está associado a algum traumatismo que acelera o processo.

A dor e a limitação dos movimentos que freqüentemente acompanham as fraturas de osso da coluna vertebral são, talvez, o mais temido e debilitante efeito colateral da osteoporose.

Como a cifoplastia é realizada?

Depois que o anestésico apropriado foi dado, o médico insere um tubo estreito na vértebra através da pele. Visto que o médico não pode visualizar diretamente a área de tratamento, um fluoroscópio (aparelho de radiografia ao vivo) é usado para assegurar a colocação exata do tubo na vértebra afetada. O cimento ósseo é injetado pelo tubo na vértebra esmagada com monitoração radiológica. O tubo é então removido e o cimento começa a endurecer e estabilizar a vértebra. A pequena abertura na pele é coberta com uma bandagem ou, em alguns casos, com alguns pontos.

Como a cifoplastia trata a dor vertebral?

Pelo aumento da resistência da vértebra quando suas porosidades são preenchidas pelo cimento ósseo e pela reconstituição da altura normal do corpo vertebral com melhora da distribuição de forças biomecânica sobre a coluna vertebral.

Que tipo de paciente pode se beneficiar com este tipo de tratamento?

A indicação primária para cifoplastia é a dor associada com fraturas patológicas de corpos vertebrais por osteeoporose.

Quanto tempo leva o procedimento?

A cifoplastia percutânea dura de 40-100 minutos cada nível tratado.

Qual é o tempo de permanência no hospital?

De 6- 24 horas.

Qual é a taxa de sucesso do procedimento?

Resultados preliminares mostram que a cifoplastia é um método seguro e eficaz para aliviar a dor e melhorar a deformidade decorrente da fratura por compressão do corpo vertebral da osteoporose. Mais que 95% dos pacientes avaliam seu tratamento como sucesso.

Quais as vantagens da cifoplastia sobre a cirurgia convencional?

·        Menor incisão cirúrgica
·        Anestesia local
·        Menor duração
·        Alta no mesmo dia ou no dia seguinte

Toda pessoa com dor na coluna pode se beneficiar da cifoplastia?

Não. Apenas pacientes com fraturas não consolidadas por insuficiência de resistência que não cicatrizaram com as medidas convencionais de tratamento. A principal indicação é a dor crônica decorrente da fratura por osteoporose.

Há algum risco?

Sim. Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo e com riscos muito baixos, podem ocorrer complicações importantes como reações alérgicas, a embolia pulmonar e o déficit neurológico. Com a evolução da técnica cirúrgica essas complicações são cada vez mais raras.

Como qualquer cirurgia, a cifoplastia também apresenta riscos. Algumas complicações podem requerer tratamento médico adicional ou mesmo uma cirurgia aberta.

Os principais riscos são:

·        Riscos anestésicos de qualquer procedimento anestésico
·        Extravasamento anterior do cimento (10%). Na maioria das vezes não causa nenhum sintoma.
·        Em casos raros, o cimento pode provocar irritação dos nervos da coluna ou da medula. Essa condição pode causar dor, alteração da sensibilidade e muito raramente paralisia quando a fratura localiza-se na região torácica(1 para cada 10.000). A paralisia pode ocorrer quando há extravasamento do cimento em estado líquido para o interior do canal vertebral, na presença de fragmento intracanal ou quando há solução de continuidade da parede posterior do corpo vertebral que protege a medula espinhal. Quando ocorre essa complicação, pode ser necessária uma cirurgia aberta para remover o cimento ósseo.
·        Infecção do cimento ósseo é um evento raro que pode ocorre após alguns dias ou após anos da realização do procedimento.
·        Extravasamento do cimento para o sistema circulatório com difusão para os pulmões.

Cifoplastia

Dr. Jefferson Soares Leal
25/03/2009

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.